Reflexo da vacinação, maioria dos municípios está nas bandeiras laranja e amarela do Prosseguir

-

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) anunciou nesta quarta-feira (21) o novo bandeiramento dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul no Programa de Saúde e Segurança na Economia (PROSSEGUIR). 

Na nova classificação 32 municípios estão na bandeira vermelha, 41 na laranja, e 6 na amarela. Nenhum município foi classificado no grau de extremo risco sinalizado pela bandeira cinza. A atualização leva em conta os dados referentes a 28° semana epidemiológica e as recomendações são válidas para o período de 22 de julho a 04 de agosto de 2021. 

Na avaliação do secretário de Infraestrutura e também presidente do Comitê Gestor do Prosseguir, Eduardo Riedel, o novo cenário é reflexo das diversas medidas implementadas pelo Governo do Estado aliadas ao avanço da vacinação, que já conta com 29,50% de sul-mato-grossenses com as duas doses ou dose única, conforme o vacinômetro. “O que estamos verificando neste relatório é o resultado do avanço da vacinação e das atitudes dos gestores municipais diante das orientações do Prosseguir e realidades locais”, destaca. 

Na bandeira vermelho, onde a recomendação é para o funcionamento apenas de atividades essenciais e não essenciais de baixo risco, estão a capital Campo Grande, Água Clara, Anastácio, Antônio João, Aral Moreira, Bataguassu, Batayporã, Bonito, Caracol, Chapadão do Sul, Corguinho, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dois Irmãos do Buriti, Figueirão, Guia Lopes da Laguna, Inocência, Jaraguari, Jardim, Ladário, Maracaju, Miranda, Mundo Novo, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, Ribas do Rio Pardo, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia e Terenos. 

Elencada como grau tolerável, a bandeira amarela que propõe o funcionamento de atividades essenciais e não essenciais de baixo, médio e alto risco, estão Douradina, Glória de Dourados, Jateí, Novo Horizonte do Sul, Rochedo e Taquarussu. 

No comparativo com o quadro anterior do Prosseguir, apenas 13 cidades regrediram de bandeira, 31 progrediram e 35 permaneceram na mesma classificação. 

Durante a transmissão ao vivo, os secretário de Saúde, Geraldo Resende enfatizou que ao longo da semana os 79 municípios serão reavaliados e excepcionalmente será feita uma nova atualização do Prosseguir em razão da volta as aulas na rede estadual de ensino a partir de 2 de agosto. “Nós faremos a divulgação excepcional na próxima semana para que nós possamos, dentro daquilo que discutimos com o setor da educação, municiar as informações para o retorno das aulas”. 

plugins premium WordPress