Samu e Bombeiros realizam instrução para atualização de protocolos internacionais

-

Instrução reuniu uniu integrantes dos dois órgãos responsáveis pelo atendimento de emergências em Dourados. (Foto: Eden Nascimento/2º GBM)

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Dourados em parceria com o 2º Grupamento de Bombeiros Militar realizou nos dias 15 e 29 de maio instruções com os integrantes dos dois órgãos para atualização e alinhamento dos conhecimentos acerca de protocolos internacionais de atendimento a vítimas de trauma.

No quartel do 2° GBM, médicos e enfermeiros do Samu compartilharam com os bombeiros vários conhecimentos acerca de primeiros socorros, atualizando procedimentos e colocando em dia o alinhamento para atendimento no município.

“Estamos promovendo uma atualização das diretrizes internacionais de atendimento pré-hospitalar para contextualizar o que vivemos no nosso dia a dia aos protocolos”, disse Ronaldo Marques, diretor administrativo do Samu, ressaltando que as realidades europeia, americana e brasileira têm, cada uma, suas especificidades.

A integração entre os dois órgãos responsáveis pelo atendimento de vítimas de traumas acontece pela primeira vez, após 11 anos da implantação do Samu em Dourados. O principal foco foi atualizar e nivelar o conhecimento dos militares do 2° GBM e dos agentes do Samu acerca dos novos procedimentos, conceitos e protocolos do Suporte de Vida Pré-Hospitalar ao Trauma (PHTLS) e, como consequência, estreitar o relacionamento entre o Corpo de Bombeiros e o Samu.

“A atualização do PHTLS foi o principal ganho para os agentes do Corpo de Bombeiros, principalmente em ‘falar uma mesma língua’ no atendimento às vítimas”, disse Rafael Henrique Fernandes, segundo tenente responsável pela seção operacional.

Através dos números 192 e 193, Samu e Bombeiros atendem vítimas em variadas situações de emergência. O Samu realiza os atendimentos com equipe composta por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas.

O Corpo de Bombeiros, além do atendimento semelhante ao Samu, tem a atribuição de proporcionar a proteção patrimonial da sociedade e do meio ambiente, por meio de ações de prevenção, combate e investigação de incêndios urbanos e florestais e salvamento a pessoas vítimas de trânsito que estejam presas a ferragens.

plugins premium WordPress