“Saúde precisa de mais investimentos”, diz Marçal

-

Vereador diz que é preciso estabelecer a área da saúde como prioridade. (Foto: Eder Gonçalves)

“Mais profissionais para atender a população e garantia de medicamentos nas farmácias municipais. O investimento na área da saúde deve ser tratado como prioridade em Dourados, assim como a operação tapa-buraco. Essas duas frentes de trabalho devem ter atenção especial”, diz o vereador Marçal Filho (PSDB).

Sempre superlotada, a Unidade Pronto Atendimento (UPA) da cidade tem se tornado um dos principais alvos de reclamação da população. Pacientes tem reclamado da demora do atendimento para crianças e adultos e muitos deles acabam desistindo de esperar e vão embora.

“Isso não pode acontecer. A UPA é a única unidade de portas abertas 24 horas para atender a população. Se o atendimento não está de acordo com a demanda é preciso ampliar a equipe de atendimento e consequentemente oferecer condições de trabalho para esses profissionais”, diz Marçal, que tem acompanhado com preocupação o caso de uma mãe detida semana passada após reclamar da demora do atendimento do filho e ser levada do local após confusão com a Guarda Municipal.

Fortalecer as unidades básicas de saúde é uma das bandeiras da atual administração para desafogar a UPA, no entanto, o atendimento nos postos é diferenciado por atuar no sistema de agendamento de consultas. E quem fica doente a qualquer hora do dia encontra dificuldade de passar por consulta médica nessas unidades e acaba recorrendo a UPA.

Inaugurado recentemente, a Policlínica de Atendimento Infantil (PAI) era aguardado com ansiedade pela população para se transformar numa unidade portas abertas, como previa projeto original. Como a administração municipal optou por abri-la, primeiramente, como clínica, casos de emergência continuam sendo atendidas na UPA.

Para Marçal, é preciso melhor definir as prioridades na saúde pública, buscar parcerias com a bancada estadual e federal de Mato Grosso do Sul para garantir mais recursos ao município e ampliar diálogo com o Governo do Estado para buscar melhorias na contrapartida de verba para a manutenção da saúde municipal.

 

 

plugins premium WordPress