UCP atende comunidade rural de Pedro Juan Caballero

-

Médicos e universitários da Universidade Central Del Paraguay realizaram cerca de 400 atendimentos para a comunidade rural das colônias Itapopó, Sereno, Jaguatî e Jakaira (comunidades indígenas), Guavira’i e Maria Auxiliadora. A iniciativa do Departamento de Extensão Universitária levou aos moradores destas comunidades Atenção Básica de Saúde, distribuição de medicamentos e outros cuidados necessários para o bem estar das pessoas.

Os atendimentos aconteceram no Centro Escolar ‘Ediltrudis Lesme de Insfrán “, que cedeu as instalações dentro do acordo de cooperação interinstitucional entre a Universidade Central do Paraguai e a Diretoria do Departamento de Educação de Amambay.

A UCP ofereceu também o transporte para aquelas pessoas que moram em regiões mais distantes e que não teriam condições de chegar ao local onde eram feitos os atendimentos.

A presença da instituição na zona rural do município de Pedro Juan Caballero tem sido bem aceita pelos moradores locais, que muitas vezes tem que se deslocar por quilômetros em busca de assistência médica e o trabalho entre a faculdade a prefeitura local e tem beneficiado cada vez mais a população mais carente do município.

De acordo com o diretoria do Departamento de Extensão Universitária outras ações como esta estão programadas e serão realizadas durante os próximos meses. Para muitas da pessoas atendidas este foi o primeiro contato com um profissional de saúde a anos, o que aumenta ainda mais a importância da cooperação da UCP com os órgãos governamentais locais. “Nosso objetivo é aumentar a participação neste tipo de ação junto com a municipalidade de Pedro Juan Caballero e de outras cidades próximas para ajudar as autoridades a dar mais qualidade de vida para a comunidade”, disse Karlos Bernardo diretor Administrativo da Universidade Central.

plugins premium WordPress