A Unidade de Suporte a Urgências (USU) da UFGD fará parte da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, através da vacinação extramuros, com sistema “drivethru”, de 8 de abril até 22 de maio, às quartas, quintas e sextas-feiras, das 7h às 13h, na entrada do cineauditório da Unidade 1 (Reitoria), ou seja, pela Rua Gustavo Pavel.
As doses da vacina serão fornecidas pelo Núcleo de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, que é o realizador da Campanha em Dourados. A vacinação atenderá todas as pessoas que se enquadram nos grupos prioritários elencados pelo Ministério da Saúde, sejam elas servidoras da UFGD ou não.
O cronograma é o seguinte: 1ª fase – dias 8, 9, 10 e 15 de abril – Idosos (60 anos e mais) e trabalhadores da saúde; 2ª fase – dias 16, 17, 22, 23, 29, 30 de abril e dias 1º, 6, 7 e 8 de maio – Professores das escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; 3ª fase – dias 13, 14, 15, 20, 21 e 22 de maio – Crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas e povos indígenas.
Mesmo que a vacina contra Influenza não tenha eficácia contra o novo coronavírus (covid-19), a campanha faz parte das medidas que a Universidade está adotando no contexto de disseminação do vírus, porque neste momento, auxiliará os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para covid-19, já que os sintomas são parecidos, e isso irá ajudar a reduzir a procura por serviços de saúde.
Iniciada em 24 de março pelo Ministério da Saúde, a 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza será realizada até 23 de maio de 2020, com o “D” de mobilização nacional marcado para 9 de maio. A USU vem colaborando, nos últimos três anos, com as campanhas contra a Influenza e outras doenças, buscando atender as demandas dos grupos prioritários de servidores, bem como de toda comunidade acadêmica da UFGD.
Crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias); • Trabalhador de Saúde: todos os trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade;• Gestantes: em qualquer idade gestacional;• Puérperas: no período até 45 dias após o parto; • Professores: todos os professores das escolas públicas e privadas; • Povos indígenas: toda população indígena, a partir dos seis meses de idade; • Adultos de 55 anos a 59 anos: mediante apresentação de documento que comprove a idade; • Idosos de 60 anos ou mais de idade: mediante apresentação de documento que comprove a idade.• Força de segurança e salvamento: mediante apresentação de documento que comprove sua atuação na força de segurança e salvamento; • Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independe da idade: Doença respiratória crônica; Doença cardíaca crônica; Doença renal crônica; Doença hepática crônica; Doença neurológica crônica; Diabetes; Imunossupressão; Obesos; Transplantados e Portadores de trissomias. Obs: Mediante apresentação de atestado médico.