Unidades de Saúde de Dourados intensificam ações contra a tuberculose

-

Em todas as Unidades de Saúde de Dourados, ações e orientação sobre a tuberculose estão sendo intensificadas em março. O mês marca o dia mundial de combate à doença, no dia 24. A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria de Saúde, estrutura constantemente atividades voltadas para prevenção de doenças.

O Centro de Referência em Tuberculose e Hanseníase de Dourados tem conduzido reuniões com agentes que atuam nos postos de saúde, com foco nas instruções a serem repassadas à população no combate a doença.

Célia Valério Mota, coordenadora do Centro, enfatiza que em todos os postos de saúde o exame de verificação da tuberculose está disponível para a população.

“É um teste rápido e simples. Quem possui sintomas da doença pode buscar fazer e, caso o resultado seja positivo, o paciente contará com o tratamento na própria unidade de saúde”, destaca.

Alguns tratamentos mais específicos de tuberculose são acompanhados pelo Centro.

De acordo com dados do Centro, 70 pacientes realizam tratamento de tuberculose em Dourados. São cerca de 100 casos novos da doença por ano.

O Ministério da Saúde alerta que o principal sintoma da tuberculose é a tosse na forma seca ou produtiva com duração de vários dias. Outros sintomas são a febre vespertina, sudorese noturna, emagrecimento, cansaço/fadiga.

plugins premium WordPress