Entre as atividades, público conheceu a gameterapia, que auxilia na coordenação motora das crianças e idosos.(Foto: Divulgação)

A Faculdade de Ciências da Saúde da UNIGRAN realizou, no último domingo (7), uma ação social no Shopping Avenida Center em comemoração ao Dia Mundial da Saúde. Participaram da ação os cursos de Nutrição, Fisioterapia, Estética e Cosmética, Farmácia, Radiologia e Biomedicina, que realizaram orientações e diversos atendimentos de saúde à comunidade.

Durante o evento foram abordados o uso de medicamentos e repelente em período de dengue e chikungunya, a importância da realização do exame de mamografia para a detecção precoce do câncer, exposição de imagens radiográficas e Equipamentos de Proteção Individual – EPI – contra a radiação, aferição de pressão, medição de glicemia e colesterol, quick massage e gameterapia.

Ângela Midori, diretora da Faculdade, explicou sobre a realização do projeto. “A Faculdade tem forte compromisso com a saúde da comunidade, formando profissionais capacitados para exercer suas habilidades nos diversos segmentos. Possui também a iniciativa de promover ações que contribuam com a saúde da população, por meio de orientações, exames e intervenções ou encaminhamentos. Sendo assim, esta comemoração do Dia Mundial da Saúde com ações educativas sociais tem o propósito de lembrar que a prevenção e a detecção precoce de doenças, ou de fatores de risco, são uma das medidas mais eficientes para se preservar a saúde, além de hábitos saudáveis”, disse.

Falou também sobre a contribuição da atividade para a formação acadêmica. “As ações sociais promovem aos alunos o contato com a comunidade, despertando o interesse em contribuir com a saúde coletiva e a sociedade. Além disso, desenvolve habilidades e competências gerais previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais, como a atenção à saúde em seus três níveis, comunicação, tomada de decisões e gerenciamento”, apontou a diretora.

Umas das novidades levadas para a ação educativa foi a gameterapia. O professor do curso de Fisioterapia, Alex Basílio, falou sobre a técnica e seus benefícios. “A gameterapia é umas das técnicas mais recentes da Fisioterapia utilizadas para trabalhar a coordenação motora, principalmente em crianças. É utilizada ainda no tratamento de idosos que sofreram acidente vascular encefálico, o popular derrame. Também, atendemos com a quick massage, muito utilizada no tratamento do estresse, já que a Organização Mundial da Saúde [OMS] estima que, em cada dez brasileiros, oito sofrem da doença”, explicou.

O professor citou que o Brasil passa por um processo de inversão da pirâmide etária, registrando um aumento crescente da população com 60 anos ou mais. “O envelhecimento da população tem crescido cada vez mais e isso tem gerado maior preocupação com a saúde, por isso, as pessoas estão se cuidando mais, ou seja, buscando mais qualidade de vida, e ações como esta são fundamentais, porque oferecem o apoio que elas precisam”, finalizou.

A ação teve o apoio do Shopping e todas as orientações e atendimentos foram gratuitas e realizadas pelos acadêmicos dos cursos sob a supervisão dos professores.

Sobre a data

O Dia Mundial da Saúde foi criado em 1948 pela Assembleia Mundial da Saúde e tem como objetivo conscientizar a população a respeito da qualidade de vida e dos diferentes fatores que afetam a saúde populacional. Essa data foi estabelecida para coincidir com a data de fundação da Organização Mundial da Saúde.

Todos os anos campanhas são realizadas a respeito de um tema diretamente relacionado com a saúde. Essas ações são importantes para que a população aprenda a se cuidar e informe-se sobre seus direitos quando o assunto é promoção da saúde.