UNIGRAN e Invicto realizam oficina de culinária para bariátricos

-

Aula show inovou e oportunizou aos participantes a elaboração de refeições saudáveis e equilibradas. (Foto: Assessoria)

Os cursos de Nutrição, Gastronomia e Publicidade e Propaganda da UNIGRAN, em parceria com o Instituto de Videocirurgia e Tratamento da Obesidade – Invicto, realizaram, no último sábado, 13, o primeiro módulo da Oficina de Culinária Bariátrica com o tema ‘Proteínas e Guarnições’. No total, o projeto será realizado com aula show divididas em três módulos.

Aline Onishi, coordenadora do curso de Nutrição, explicou sobre o projeto. “A oficina é um projeto de extensão dos três cursos em parceria com o Invicto e surgiu a partir da necessidade de profissionais nutricionistas que atuam especificamente com os pacientes bariátricos, que demandam por orientação nutricional para uma alimentação adequada. Hoje, tivemos o primeiro módulo de um total de três e a participação expressiva tanto de bariátricos, quando de alunos e profissionais mostrou a importância do projeto e que o objetivo foi alcançado”, disse.

A coordenadora destacou também a contribuição da atividade para a formação acadêmica. “Com a oficina, nossos alunos puderam vivenciar na prática desde a elaboração dos pratos e o cálculo dos cardápios, além da troca de experiências e conhecimentos que eles tiveram com os pacientes e os profissionais, ou seja, aliaram o conhecimento teórico com a prática”, explicou.

Já a chef Camila Bruno, que ministrou a oficina, falou sobre o tema escolhido. “O objetivo deste primeiro módulo foi apresentar para os pós-operados de cirurgia bariátrica opções de guarnições e proteínas para que eles consigam fazer as refeições de uma maneira equilibrada. Hoje, utilizamos opções de carnes acessíveis de bovino, frango e peixe e mostramos que utilizando temperos e aromáticos corretos, é possível obter o sabor sem a utilização excessiva de sal e gordura. Estamos satisfeitos pois todos aprenderam a fazer alimentos mais saudáveis e de uma maneira mais elaborada, mostrando que eles podem se alimentar bem e comer de tudo, desde que de maneira equilibrada, com a quantidade, ingredientes e temperos certos”, apontou.

Zélia Correia Bueno de Souza fez a cirurgia há 27 dias e aprovou a iniciativa. “Me sinto privilegiada por participar dessa oficina. Eu estava muito preocupada com a adequação da minha rotina alimentar pós-cirurgia e todo o conteúdo me ajudou muito, pois tirei todas as dúvidas e recebi as orientações que precisava. Os pratos estavam lindos e maravilhosos, além de ter todos os nutrientes que precisamos. Me sinto muito grata por estar aqui”, elogiou.

Quem tiver interesse ainda pode participar dos dois últimos módulos. O segundo será sobre ‘Lanches e Snacks’ e acontecerá no dia 11 de maio. Já o terceiro vai abordar o tema ‘Sobremesas’ e acontecerá no dia 29 de junho.

Cada um tem o investimento de R$ 50,00 e as inscrições podem ser feitas na coordenação do curso de Nutrição. Mais informações podem ser obtidas no telefone (67) 3411-4251.

 

plugins premium WordPress