UPA de Dourados fecha alas verde e azul. Atendimento é restrito

-

Documento que limita o atendimento na UPA em Dourados. (Foto: Divulgação)

Por decisão do diretor clínico da Unidade de Pronto Atendimento Médico (UPA) Renato Cézar Nasser, a UPA de Dourados passou a atender apenas casos de urgência e emergência, das chamadas áreas amarela e vermelha.

O comunicado por tempo indeterminado leva em consideração a falta de segurança, equipamentos, medicamentos, e profissionais médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Com isso os atendimentos serão apenas em caso de urgência como infarto ou ferimentos graves, por exemplo. Até a pouco nem o SAMU ou o Corpo de Bombeiros teriam sido informados.

Uma fonte ouvida pelo MS em Foco garantiu que nem mesmo a prefeita Délia Razuk tinha sido comunicada da decisão de Nasser e que teria convocado uma reunião de emergência. Procurada pela reportagem a secretária Berenice Machado não foi encontrada.

Em cartazes improvisados colocados na unidade a população está sendo orientada a procurar o posto de saúde mais próximo de casa em situações não graves, aquelas classificadas na área verde ou azul, como dores de cabeça ou mal-estar, inclusive no horário noturno.

Em Dourados de segunda a sexta-feira cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS) atende até às 10 horas da noite, mas ainda não se há solução para os casos após as dez da noite e nem ao finais de semana.

Desde agosto deste ano o Hospital da Vida está atendendo apenas em urgência e trauma, segundo a secretaria de Saúde de Dourados para reorganizar o fluxo naquele hospital.

 

plugins premium WordPress