A associação Bonito Convention & Visitors Bureau (BCVB) marcou presença no 9º Encontro da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo (RBOT), realizado de 25 a 28 de junho em Blumenau (SC). Com o tema “Redes Colaborativas e o Uso de Dados na Gestão do Turismo Brasileiro”, o evento reuniu representantes de mais de 50 observatórios de turismo de todo o país para debater avanços e desafios da área.
A participação no evento permitiu ao Observatório de Turismo e Eventos de Bonito (OTEB), coordenado pelo Bonito Convention acompanhar boas práticas, trocar experiências e se atualizar sobre iniciativas de monitoramento adotadas em outros destinos. O OTEB foi implantado em 2015 e tem sido uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento do turismo no destino a partir do seu monitoramento sistemático da atividade.
“Essa troca reforça o papel do observatório como instrumento de apoio ao desenvolvimento do turismo local e fortalece o posicionamento de Bonito como destino comprometido com a melhoria contínua e a gestão baseada em dados”, destacou a coordenadora do OTEB e secretária-executiva do Bonito Convention, Janaina Mainchein, presente ao encontro.
O 9º RBOT aconteceu na Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB) e contou com uma programação diversificada, incluindo painéis, debates e a 3ª Mostra de Pesquisa Científica e Mercadológica. A abertura oficial foi realizada no Teatro Carlos Gomes e contou com a presença de autoridades locais, entidades de classe e profissionais do setor.
Além da presença do OTEB, Mato Grosso do Sul esteve representado pela coordenadora do Observatório de Turismo do Estado, Daniele Moura (Fundur/MS), reforçando o compromisso do Estado e de Bonito com o turismo sustentável e baseado em dados.
IGR e a Rota Bioceânica
No dia 27 de junho, a IGR (Instância de Governança Regional) Bonito-Serra da Bodoquena, coordenada pelo Bonito Convention, foi representada pelo associado e empresário Augusto Mariano como painelista no III INTER-TUR (Semana de Estudos Interdisciplinares do Turismo), realizado na Escola de Administração e Negócios (ESAN) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
Augusto participou da mesa-redonda “O papel e a importância das IGRs no desenvolvimento do turismo na Rota Bioceânica”, compartilhando experiências e contribuindo para o debate sobre os desafios e oportunidades para o turismo na região. A participação reforça o compromisso da IGR Bonito-Serra da Bodoquena com o fortalecimento do turismo responsável e sustentável ao longo da Rota Bioceânica.
Durante sua exposição, o representante da IGR abordou vários aspectos de fluxo, crescimento e novos cenários para o turismo fronteiriço e regional com a abertura do corredor rodoviário que ligará o Estado, a partir de Porto Murtinho, com o Paraguai, Argentina e Chile – uma porta de entrada de turistas internacionais para a região da Serra da Bodoquena e Pantanal.
Mais informações
www.bcvb.com.br
(Assessoria de Imprensa da Rota Bonito Serra da Bodoquena)