Prefeitura de Caarapó desenvolve ações para fomentar o turismo no município

-

É público e notório que o grande cartão postal da área de turismo de Caarapó sempre foi o Balneário Municipal Ayrton Senna da Silva, conhecido como “represa”, assim denominado popularmente pela população local. Durante décadas atraiu grande público regional, especialmente aos fins de semana, para confraternizações e lazer em geral. Até que, em dezembro de 2015, as fortes chuvas que atingiram a região naquele período provocaram o rompimento da barragem do balneário, pondo fim ao principal ponto turístico do município.

Nos tempos atuais, a volta do balneário de Caarapó passa de esperança para uma certeza. O esforço da classe política local, capitaneada pelo prefeito André Nezzi, junto ao governo do Estado, está permitindo a realização da obra inicial para revitalização do local: a recuperação da barragem, atualmente em curso. Em breve também serão iniciadas as obras de pavimentação asfáltica do acesso ao local, calçamento, reforma da lanchonete, quiosques e áreas de lazer, além da revitalização geral de todo o complexo. A administração municipal também busca garantir todos os recursos necessários para iniciar a nova lanchonete da ilha.

Paralelamente à obra do balneário, a prefeitura de Caarapó segue trabalhando para o desenvolvimento do setor de turismo no município. Relatório do Departamento Municipal de Turismo – órgão vinculado à Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Econômico – indica uma série de ações em curso direcionadas ao setor.

Sob o comando de Vilma Fernandes Nakayama, que assina o documento, o relatório mostra que, desde janeiro deste ano, teve início todo um trabalho de reestruturação do setor, com debates sobre a inclusão do município no programa Rota do Turismo, visitas a pontos potencialmente turísticos na cidade, como o terminal rodoviário e centro de artesanato local, capacitações técnicas com o Sebrae, no âmbito do Programa Cidade Empreendedora, debates com os membros do Conselho Municipal de Turismo, visitas a outros municípios que desenvolvem ações bem sucedidas na área de turismo, apoio a eventos locais, definição do calendário de eventos de 2023, busca de apoio, junto ao governo do Estado, para fomentar o desenvolvimento do turismo local e cadastramento de estabelecimentos do setor de gastronomia, entre outros.

O Departamento Municipal de Turismo incluiu o município de Caarapó no Mapa do Turismo Brasileiro – elaborado pelo Ministério do Turismo para identificar o desempenho da economia do setor e reúne municípios com real vocação turística ou impactados pelo setor de viagem. O objetivo do mapa é colaborar com a definição de políticas públicas, como estabelecer recursos do Ministério do Turismo que serão destinados para obras de infraestrutura e oferta de cursos de qualificação profissional.

A Organização Mundial do Trabalho (OMT) define turismo como sendo um fenômeno de aspecto social, cultural e econômico diretamente relacionado com o deslocamento de pessoas para lugares fora do seu ambiente pessoal, seja uma localidade próxima, seja até mesmo outro país. A essas pessoas dá-se o nome de visitantes, nomenclatura que inclui turistas e excursionistas, residentes ou não residentes. O turismo diz respeito às atividades desses indivíduos assim como às suas despesas com serviços, como transporte, hospedagem e comércio.

 

Em nível de Brasil, a Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) mostra que o turismo representa 7% do PIB nacional; emprega formalmente 7 milhões de pessoas e impacta de forma direta e indireta mais de 500 atividades econômicas.

A missão da Embratur é promover o turismo brasileiro para trazer mais turistas estrangeiros para o nosso país. Essa tarefa é extremamente relevante para a economia: segundo estudo da FGV, a cada R$ 1 investido na promoção do turismo, R$ 20 são injetados na economia através do consumo dos nossos visitantes. É dinheiro que beneficia o trabalhador, o empresário e as cidades, que vão arrecadar mais.

plugins premium WordPress