O município de Bonito, capital brasileira do ecoturismo, se prepara para receber a 9ª edição do Prêmio Piraputanga de Turismo, uma das mais importantes honrarias do setor no país. A solenidade ocorrerá no dia 23 de outubro, no salão nobre do Hotel Marruá, e deve reconhecer 22 personalidades e empresas que contribuem para o desenvolvimento do turismo em Mato Grosso do Sul e no Brasil.
Idealizado pela Mídia Brasil Associados, entidade que reúne jornalistas especializados em turismo, o troféu Piraputanga – que tem a forma do peixe símbolo de Bonito, esculpido em madeira pelo artesão Nilson Santos – homenageia o legado de quem atua na área.
Neste ano, dois nomes de peso já foram confirmados entre os agraciados. Um deles é o jornalista Chico Pinheiro, da TV Globo. O outro destaque é a homenagem póstuma ao empresário Celso Poli, um dos fundadores do Zagaia Eco Resort e figura pioneira no turismo de Bonito, falecido em 4 de setembro deste ano, aos 83 anos. A lista completa dos 22 homenageados ainda será divulgada.
Reconhecimento Nacional e Sustentabilidade
A relevância do prêmio foi recentemente endossada pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), que o classificou como o mais importante do setor em todo o país. O presidente do órgão, Marcelo Freixo, foi um dos homenageados na edição anterior, em 2024.
Edinho Neves, jornalista e presidente da Mídia Brasil Associados, enfatizou o papel do prêmio como um motor para o desenvolvimento de práticas responsáveis. “O Prêmio Piraputanga é uma motivação para que empresas e pessoas trabalhem em prol de um turismo sustentável, que preserve o legado natural das cidades, garantindo que as próximas gerações também possam desfrutar das maravilhas de nossa Terra”, declarou.
Neves também fez questão de mencionar a origem da honraria, que surgiu de uma conversa com Carlos Marun, a quem chamou de “padrinho do Prêmio Piraputanga” e grande incentivador do turismo sul-mato-grossense.
Programação e Debate Setorial
Além da cerimônia de premiação, a agenda do evento se estende para a manhã seguinte. Na sexta-feira, dia 24 de outubro, será realizado o Café do Turismo, um fórum para empresários e profissionais da área debaterem o cenário atual do setor e compartilharem experiências, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento contínuo da atividade.
A cerimônia do dia 23 contará ainda com apresentações musicais de Fábio Kaida e do duo Vava, ex-Karametade, e seu irmão gêmeo Márcio.