Leia a “Carta Aberta” do deputado João Grandão

-

Audiência Pública “Em Defesa dos Bancos Públicos”

20/06/2017

Deputado João Grandão/PT

 

 

Realizar esta Audiência Pública é reafirmar o nosso compromisso como parlamentar e como bancário com a luta em Defesa dos Bancos públicos!

Os bancos públicos desempenham um papel importantíssimo na economia brasileira e são ferramentas importantes para o desenvolvimento da política econômica e da promoção do desenvolvimento econômico e social, em nosso país.

Mas, infelizmente, o atual governo do Michel Temer, vale ressaltar aqui, Governo do Golpista do Michel Temer, tem a intenção de privatizá-los. Tem a intenção de enfraquecê-los, tornando inviável atuação destes bancos no mercado interno.

Fica evidente que o objetivo central do Governo do Michel Temer é fazer com que os bancos privados assumam os espaços dos bancos públicos. E isto, em nosso entendimento é inaceitável!

Para iniciarmos os nossos debates vale a pena perguntar:

  • A quem interessa o enfraquecimento dos bancos públicos?

 

  • Os bancos privados terão o mesmo desempenho que os bancos públicos nas mais diversas áreas?
  • Será que os bancos privados, se algum dia substituírem os bancos públicos, não vão promover as suas atividades financeiras apenas dentro da lógica do maior lucro com menor custo?

 

Esta Audiência Pública objetiva debater estas questões e promover uma grande articulação, no estado de Mato Grosso do Sul, para demostrar a importância dos bancos públicos para a nossa economia, para o desenvolvimento local e regional.

 

 

Podemos afirmar, sem sobra de dúvida, que sem os bancos públicos, corremos o risco de ter menos estudantes de baixa renda nas universidades.

Corremos o risco de a produção de alimentos pela agricultura familiar ficar muito mais cara.

Corremos o risco de ter o financiamento de habitações populares de interesse social negligenciado, considerando o caráter antissocial do Governo Temer!

 

Corremos o risco de promover ainda mais a desigualdade nas regiões brasileiras.

 

Corremos o risco de ter muito menos investimentos em setores produtivos e em infraestrutura.

 

Em resumo, todos nós sabemos a importância dos bancos públicos para o fortalecimento das atividades produtivas, sabemos da importância que os bancos públicos exercem no empréstimo às micros e às pequenas empresas e não somente às grandes empresas. Além disso, os financiamentos realizados pelos bancos públicos geram milhões de empregos no Brasil.

 

Companheiros, Companheiras: Sem sombra de dúvida, ao atacar os bancos públicos o Governo Temer vai aumentar o desemprego e reduzir o alcance de diversos programas sociais, por exemplo, o Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) que é um programa de financiamento que garante a produção de alimentos. São 12 milhões de pessoas ocupadas na agricultura familiar e 70% dos alimentos que consumimos vêm do seu trabalho.

O programa Minha Casa Minha Vida depende fundamentalmente da Caixa. Mais: 70% do financiamento imobiliário do país é feito pela Caixa.

O Fies, programa de crédito para o estudante poder pagar a universidade ou faculdade privada, depende do Banco do Brasil e da Caixa.

O financiamento do investimento da indústria depende em grande medida do BNDES. O financiamento de obras de infraestrutura depende essencialmente dos bancos públicos federais.

Portanto, pretendemos nesta Audiência Pública intitulada, “Em Defesa dos Bancos Públicos”, debater a importância dos bancos públicos para o nosso Mato Grosso do Sul e para o Brasil. Pois, em nosso entendimento, defender os bancos públicos é promover a defesa de um país melhor, de um país mais desenvolvido, de um país menos desigual, de um país mais justo.

Concluo a minha fala inicial desejando uma boa AUDIÊNCIA a todas e todos.

E parafraseando o slogan do nosso sindicato dos bancários nesta luta política:

 

SE É BANCO PÚBLICO, É PARA TODOS!

 

 

Vamos à luta!!!

 

JOÃO GRANDÃO/PT

DEPUTADO ESTADUAL

plugins premium WordPress