A Engenharia de Aquicultura e o mercado de trabalho

-

Um mercado que movimenta 274 bilhões de dólares ao ano e que cresceu acima de 5% entre os anos de 2001 a 2018, essas são as cifras mundiais das produções de peixes, crustáceos, moluscos, anfíbios, répteis e vegetais aquáticos, produtos que englobam a aquicultura. No Brasil, os valores de comercialização já estão próximos de 1,2 bilhão de dólares, e ainda há espaço para crescimento. Estima-se que a piscicultura, um ramo da aquicultura, tenha crescimento constante durante os próximos 20 anos, portanto é uma atividade agropecuária com enorme potencial.

No Brasil, os estados do Paraná e São Paulo são os dois maiores produtores de peixes, mas as novas fronteiras aquícolas estão localizadas nos estados de Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins, que apresentam enorme potencial, devido suas características climáticas, de solo e água, além dos insumos e possibilidade de criação de algumas espécies com maior aptidão a determinadas regiões.

Todas essas características favoráveis para criação de peixes, ou outro produto da cadeia aquícola, é possível com a ajuda de profissionais capacitados que saibam conduzir todas as atividades rotineiras da propriedade. E nesse ponto, o Engenheiro de Aquicultura é um profissional extremamente relevante.

A Engenharia de Aquicultura é um curso relativamente novo no cenário nacional, e ainda escasso. Há poucos cursos de ensino superior no Brasil, sete ao todo, e um deles está localizado no estado do Mato Grosso do Sul, na cidade de Dourados, na Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD. É o único da região Centro-Oeste brasileira. Os Engenheiros de Aquicultura são profissionais habilitados em produzir diversas espécies em diferentes habitats (águas doces e salgadas), além de atuarem no melhoramento das espécies, na nutrição, nos manejos rotineiros, na gestão, na tecnologia e otimização dos produtos e processos sempre pensando no desenvolvimento sustentável.

Como o número de profissionais formados é pouco para atender toda a demanda, comumente os alunos terminam o curso de graduação e logo arrumam emprego na área. São cinco anos de aulas com as mais diversas disciplinas que capacitam o aluno nos diferentes campos de atuação. A Universidade Federal da Grande Dourados está com o processo vestibular aberto e há 60 vagas disponíveis para este curso de graduação. Se interessou? Entre no site www.ufgd.edu.br e se inscreva!

Dacley Hertes Neu
engenheiro de pesca
Professor da UFGD

plugins premium WordPress