Itaporã terá vacinação contra HPV para meninas entre 11 e 13 anos

-

A partir da próxima semana, a Saúde de Itaporã inicia a campanha de Vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) para meninas e adolescentes com idade entre 11 anos e 13 anos. Já para a comunidade indígena serão imunizadas nas idades entre 09 e 13 anos.

O objetivo da ação realizada pela Prefeitura de Itaporã, através da Gerencia Municipal de Saúde Pública, é imunizar meninas e adolescentes através da vacinação em escolas públicas, como também nas Unidades de Saúde do município, como também nos distritos.

Segundo Vilma Casadia, responsável pelo setor de imunização da Gerencia Municipal de Saúde Pública (Gesaup), o HPV é o principal causador do câncer de colo de útero; e após o início da vida sexual a adolescente tem que se submeter ao exame papanicolau.

“As meninas devem receber três doses. A primeira será nesta campanha; a segunda dose será após seis meses, e a terceira dose cinco anos depois. A vacina protege a adolescente dos subtipos 6, 11, 16 e 18 do HPV, mas não imuniza contra outras doenças sexualmente transmissíveis. Por isso, é sempre importante usar a camisinha”, explica Vilma Casadia.

Segundo João Alberto de Souza, Gerente Municipal de Saúde, inicialmente as adolescentes receberão a primeira dose da imunização nas escolas públicas, através de uma aplicação intramuscular. “A segunda e a terceira dose, serão administrada nas Unidades de Saúde da sede, como também dos distritos” frisou João Alberto.

O Ministério da Saúde estima que o número da população feminina de 11 a 13 anos é de 5,2 milhões, como público-alvo da campanha de vacinação no Brasil. Entre a população feminina do país, o câncer de colo de útero ocupa o 3º lugar, atrás do câncer de mama e do câncer colorretal. É a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

plugins premium WordPress
Sair da versão mobile