
A Prefeitura de Dourados prossegue com o Plano de Recuperação de Estradas Rurais e chega ao Barreirinho. O trabalho está sendo feito em estradas que, segundo moradores, nunca receberam uma máquina da prefeitura. Conforme o prefeito Murilo, o trabalho é permanente e garante aos sitiantes melhores condições para transportar a produção.
Desde o início da semana passada, uma equipe atua no Travessão dos Baianos, próximo à Linha do Barreirinho, desenvolvendo um serviço nunca visto pelos moradores daquela região. José Carlos Rodrigues doou o cascalho que possibilita à prefeitura fazer a recuperação de toda a estrada.
O produtor rural afirmou que o serviço é de fundamental importância, porque o cascalho vai permitir o tráfego normal de veículos mesmo em dias de chuva. “Isso aqui pra nós é uma benção e só mesmo pela sensibilidade do prefeito Murilo é que estamos recebendo essa melhoria”, comemorou José Carlos.
Segundo ele, são pelo menos 30 famílias diretamente beneficiadas com o serviço que nunca foi feito em toda aquela região. “Nunca ninguém mandou uma máquina pra cá. Esse travessão era uma valeta imensa, sem condições de transitar. Por conta disso já fomos muito prejudicados”, conta o agricultor.
José Carlos disse que já houve casos de prejuízos financeiros com produtos que perderam a qualidade por não serem transportados em tempo hábil. “Já teve situação em que colhermos a produção por conta da precariedade da estrada não tivemos como transportar e perdemos a venda com melhor qualidade”.
OUTRAS FRENTES
A prefeitura faz a manutenção de 1.800 quilômetros de estradas vicinais dentro do plano de recuperação lançado em maio de 2013 pelo prefeito Murilo e tem beneficiado praticamente toda a população rural. A restauração também tem como objetivo garantir condições para o transporte escolar.
Além das estradas, o prefeito demonstrou preocupação, ainda no ano passado, com as pontes, muitas delas ainda de estrutura de madeira. Para reconstruir as pontes, a prefeitura iniciou a busca por recursos, beneficiando de início o assentamento Lagoa Grande, em Itahum, onde uma ponte de concreto foi construída no ano passado.