Acadêmicos de Física promovem oficinas na Escola Imaculada Conceição

-

Acadêmicos e professores do curso de Física da UFGD estiveram, na semana passada, na Escola Imaculada Conceição – EIC levando o projeto de extensão ‘Caminhos da Física’ aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.

Eles apresentaram experimentos de física, nas áreas de mecânica, termologia, ondas, óptica, eletricidade e eletromagnetismo para as turmas como um evento cientifico. Foram utilizados equipamentos da própria universidade para explicação de fenômenos físicos e, após esse primeiro contato, formaram turmas para realizarem oficinas temáticas, nas quais os alunos tiveram a oportunidade de construir seus próprios experimentos.

Para o coordenador do ensino médio da escola, professor Roberto Fujino, essa é uma atividade que pode despertar, no aluno, o interesse pela ciência. Já o professor de física da EIC, Sérgio Queiroz, destacou que essa ótima iniciativa da UFGD promove a interação de seus profissionais e alunos com os nossos alunos e professores. “Traz uma boa perspectiva das aulas laboratoriais, despertando nos alunos o interesse pela ciência”.

O projeto de extensão ‘Caminhos da Física’ é uma proposta realizada em parceria com as escolas da rede pública e privada de Dourados. No próximo dia 22,  a equipe retornará à escola para atender aos alunos do ensino médio que ainda não visitaram a mostra, que enfoca experimentos de física relacionada ao cotidiano.

Conforme o coordenador do projeto, professor André Luis de Jesus Pereira, o ‘Caminhos da Física’ pretente popularizar a ciência, em especial a física, nas escolas de Dourados e região por meio de experimentos que abordam fenômenos que podem ser associados ao nosso dia a dia.
“Além das feiras de ciências, onde levamos experimentos desenvolvidos por acadêmicos de licenciatura em Física, promovemos oficinas temáticas onde os alunos do ensino fundamental são convidados a desenvolver experimentos relacionados a um tema específico da física. No final do ano, vamos buscar responder questões de física do ENEN por meio de experimentos”, destacou o professor da UFGD.

O projeto de extensão começou a ser desenvolvido em maio/2017 e já percorreu as escolas Vilmar Vieira Matos, Antônia Silveira Capilé, Escola Franciscana Imaculada Conceição, SESI Dourados, além da escola de Vicentina, Padre José Daniel, e a EXPOAGRO. Ele é desenvolvido por professores do grupo de pesquisa em Materiais Fônicos e Energia Renovável (MaFER), técnicos e alunos do curso de licenciatura em Física. A proposta conta com a colaboração técnica da professora Marcilene Cristina Gomes, do IFSP-São José dos Campos, e com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão – PROEX/UFGD.

plugins premium WordPress