Estudantes apresentarão suas engenhocas na 2ª Feira de Ciências e Engenharias

-

Envolvendo 300 estudantes dos Ensinos Técnico, Médio e Superior e 63 engenhocas, começará nesta segunda-feira (29) a 2ª Feira de Ciências e Engenharias (FECEN) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Será uma semana repleta de atividades. A abertura contará com solenidade oficial e em seguida a palestra sobre “Uma visão sobre Ciência, Tecnologia e Inovação”, ministrada pelo professor Etienne Biasotto, da Faculdade de Engenharia (FAEN) da UFGD. A solenidade será na noite de segunda-feira, às 19h, no cineauditório da Unidade 1 da UFGD (Rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso).

A programação prossegue com: a apresentação das engenhocas na terça-feira (30) e quarta-feira, na FAIND, localizada na Unidade 2 da UFGD (Cidade Universitária); a entrega da premiação para as melhores engenhocas e homenagem aos professores, na noite de quinta-feira, na Unidade 1 da UFGD; e as 17 palestras e oito minicursos de terça a sexta-feira (02), também da FAIND.

A FECEN/UFGD é um projeto de extensão que visa estimular alunos de ensino básico e superior a desenvolver projetos de pesquisa, além de aproximar a escola da Universidade. Sob orientação do professor Heberth Juliano Vieira (FACET), participam da organização da FECEN/UFGD acadêmicos e professores das faculdades FACET, FCBA, FCA, FAEN, FCS, FACALE, FACE e FAED.

Mais informações sobre a II FECEN podem ser obtidas pelo site www.fecen.com.br ou pelo e-mail ufgd@fecen.com.br.

Trajetória FECEN

Criada em 2014 com a colaboração de 140 extensionistas e 30 docentes, a FECEN teve sua primeira edição em 2015 com a participação de 300 estudantes dos diversos níveis de ensino e 55 engenhocas apresentadas.

Este ano, delegação de Mato Grosso do Sul, composta por 25 alunos e 10 professores, levou para a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), em São Paulo, 17 projetos de pesquisa da área científica e tecnológica.

Entre eles, esteve o projeto “Agroduíno: Sensoriamento Agrícola”, de autoria de Vinícius Feres Belló (IFMS – Campus Ponta Porã), apresentado e premiado na I FECEN/UFGD. O estudante desenvolveu, juntamente com o professor Eder Villalba, uma ferramenta de baixo custo que permite a produtores rurais monitorar fatores climáticos importantes para o cultivo. O projeto consiste em um minicomputador que interliga sensores indicadores do tempo, como temperatura, umidade e qualidade do ar e do solo. O programa já foi desenvolvido na versão para computador e também em aplicativo para Android.

Após ser premiado na primeira edição da Feira da UFGD, Vinícius recebeu a credencial para a FEBRACE e foi classifcado em 1º lugar na categoria Agricultura. Além disso, o estudante recebeu credencial para a GENIUS Olympiad 2016 – International High School Environmental Project e, concorrendo com mais de 600 projetos de 85 países, ficou em 10º lugar.

Calendário Nacional

A Feira de Ciências e Engenharias da UFGD agora faz parte do calendário nacional de atividades científicas e tecnológicas. Visando o aumento da propagação da pesquisa científica no estado e no Brasil, em 2016 a Feira recebeu aprovação de filiação na Associação Brasileira de Incentivo a Tecnologia e Ciência (ABRIC).

plugins premium WordPress