Na presença de autoridades, reitoria eleita da UEMS toma posse

-

Na noite desta sexta-feira (25) foram empossados o reitor e vice-reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), eleitos para estarem à frente da instituição pelo quadriênio 2015-2019. O reitor reeleito, Fábio Edir dos Santos Costa e o novo vice-reitor, Laércio Alves de Carvalho, foram diplomados em cerimônia realizada na Câmara de Vereadores de Dourados, com a presença da vice-governadora do Estado, Rose Modesto.

A solenidade marca a continuação de um ciclo alicerçado no fortalecimento e expansão da Universidade Estadual, uma vez os membros da nova reitoria foram legitimados por aproximadamente 90% de aprovação entre professores, técnicos administrativos e alunos na última eleição institucional para escolha de seus gestores.

Em seu discurso, Fábio Edir agradeceu aos presentes e recordou do início de sua primeira gestão, quando o cenário financeiro e orçamentário da UEMS não era dos melhores. “Desde que assumi o primeiro mandato como gestor da Universidade, os desafios sempre se fizeram presentes, no cotidiano. Mas, com muito trabalho e o apoio de uma equipe competente e dedicada, fomos capazes de superá-los”, afirmou o reitor.

Num agradecimento especial, Fábio Edir homenageou sua companheira de primeira gestão, a professora Eleuza Ferreira Lima, que ocupou a vice-reitoria por dois mandatos e contribuiu significativamente para que a UEMS galgasse reconhecimento no cenário regional, nacional e, por meio de acordos e convênios internacionais, se tornasse conhecida pelo mundo. “Eu não encontro uma palavra melhor do que ‘fundamental’ para sintetizar a importância de atuação da Eleuza como vice-reitora nestes anos”, disse o reitor.

Na cerimônia, a homenageada transmitiu o cargo a Laércio Alves de Carvalho, que assume como vice-reitor, pela primeira vez. Para Laércio, os obstáculos devem servir de estímulo, conferindo mais ânimo e determinação na intenção de superá-los. “É importante encarar a confiança depositada em nós com a devida responsabilidade. Como resposta, iremos trabalhar incessantemente para fortalecer, ainda mais, a UEMS”, destacou.

As autoridades presentes destacaram o papel da Universidade para Mato Grosso do Sul. Segundo a vice-governadora, Rose Modesto, “a UEMS é do povo Sul mato-grossense. É de cada pai e mãe que sonha em ver seu filho na Universidade. Por isso o Governo do Estado reafirma o compromisso com essa Instituição”. O deputado federal Geraldo Resende destacou que, “apesar da crise que estamos passando no país é possível ver na UEMS um exemplo dos que acreditam que a educação pode transformar o mundo.

Presidente da casa onde foi realizada a cerimônia, o vereador Idenor Machado parabenizou o trabalho desenvolvido pela Universidade, particularmente na cidade Dourados. “Nesse evento, a UEMS firma um compromisso com a formação da juventude: de formar pessoas para assumir seu papel na sociedade, pois é através da educação que vamos conseguir mudar esse país”, afirmou o presidente da Câmara Municipal.

O deputado Barbosinha, que representou o então governador de MS na primeira posse de Fábio Edir como reitor, há quatro anos, fez um discurso emocionante reconhecendo a importância da instituição. “Que a universidade possa encorajar o voo. E que aqueles que passarem por ela, voem e disseminem o conhecimento, pois da mesma forma que a terra precisa de chuva para fecundar, a mente humana precisa de conhecimento”, disse o parlamentar.

plugins premium WordPress