UFGD recebe docentes da Europa, América do Norte e Oceania

-

A Universidade Federal da Grande Dourados vem recebendo cada vez mais docentes de universidades estrangeiras, que vêm a Dourados para participar de palestras e seminários e também para conhecer as atividades de ensino e pesquisa que são desenvolvidas pelos estudantes e professores da UFGD.

Desde que foi criada, a UFGD tem como estratégia buscar a internacionalização, que é a troca de conhecimentos com docentes, pesquisadores e alunos de outros países. Quando se pensa em internacionalização na educação, é comum pensarmos em atividades de intercâmbio, como o Ciência Sem Fronteiras. Porém, a ação de atrair palestrantes, pesquisadores, acadêmicos e professores de universidades estrangeiras também é uma forma de inserir a instituição em um panorama global de ensino e pesquisa.

Esse foi o tema de um seminário que aconteceu nos dias 15 e 16 de abril na UFGD. O seminário trouxe a Dourados palestrantes do Brasil, Portugal, Estados Unidos e Austrália. Cada um falou sobre diferentes formas de incentivar os estudantes de nível superior a conhecer outras culturas e formas de aprendizagens estrangeiras, mesmo sem viajar para países estrangeiros.

O uso de ferramentas de comunicação e interatividade, como vídeos e ligações via internet; a leitura de artigos em língua estrangeira; a participação em palestras e eventos com palestrantes vindos de outros países; e o contato com grupos de pesquisa de diversas universidades são formas de promover a internacionalização a um custo baixo.

Grupo La Rábida

A UFGD tem, desde 2007, seu Escritório de Assuntos Internacionais (ESAI). Esse é o órgão responsável por promover o intercâmbio acadêmico de alunos, professores e técnicos administrativos. É também o órgão capaz de auxiliar os diversos setores da UFGD sobre as atividades acadêmicas, técnico-científicas, culturais e administrativas em questões relacionadas a assuntos internacionais. Para atingir tais metas, o ESAI procura incentivar e desenvolver convênios com instituições de ensino e organismos que possam viabilizar tais ações.

Um dos convênios da UFGD é com o grupo de Universidades Iberoamericanas La Rábida. Instituições de ensino de 20 países participam desse grupo, que tem como objetivo facilitar o intercâmbio de alunos, docentes e técnicos e promover atividades de ensino e pesquisa internacionais.

Na manhã desta quarta-feira (22), o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Claudio Alves de Vasconcelos, e o coordenador do ESAI, professor Alfa Oumar Diallo, receberam duas professoras, entre elas Maria Antonia Peña Guerrero, vice-reitora de Internacionalização da Universidad Internacional de Andalucía (Espanha) e vice-presidenta do Grupo La Rábida.

Também foi recebida, na sala da vice-reitoria da UFGD, a professora Marta Bonaudo, docente do curso de História da Universidad Nacional de Rosario (Argentina), onde coordena o grupo de Pesquisas Sócio-Históricas Regionais (ISHIR), financiado pelo Conselho Nacional de Investigaciones Científicas y Tecnicas (CONICET). Ambas vieram conhecer a UFGD e as atividades de pesquisa que vêm sendo desenvolvidas aqui.

Cursos estrangeiros

Uma das atividades que a UFGD está desenvolvendo, em parceria com o Grupo de Universidades Iberoamericanas La Rábida, são quatro cursos internacionais para estudantes de graduação e pós-graduação.

O cronograma inclui temas como “Fronteiras e migrações”, “Historiografia Latino-Americana”, “Gênero e interculturalidade” e “Literatura e espaços de fronteira”. As atividades estão programadas para os dias 22 a 25 de abril e 4 a 8 de maio. Todos os cursos são gratuitos e as inscrições estão abertas. Mais informações: https://goo.gl/iQ0pq1.??

plugins premium WordPress