Estudantes da UFGD realizam mutirão agroecológico na Aldeia Bororó

-

No próximo dia 18 de junho, estudantes da UFGD participam de uma atividade de campo na Aldeia Bororó em Dourados. As atividades acontecerão das 9h30 às 16h, na Escola Municipal Indígena Lacuí Roque Snard. Serão realizados mutirão agroecológico e jehovasá (ritual indígena da comunidade Guarani-Kaiowá), com participação dos alunos da escola, acadêmicos das Licenciaturas em Educação no Campo e Intercultural Indígena da UFGD, além da comunidade da aldeia.

Todas as atividades foram planejadas de acordo com as atuais necessidades da escola, como podas das bananeiras, confecção de canteiros para horta e horto medicinal; plantio de mudas frutíferas, de sombra e ornamentais, almoço coletivo, dentre outras. O mutirão faz parte do projeto de extensão “Práticas pedagógicas do bem viver: agroecologia na Educação Indígena”, coordenado pela professora da UFGD, Sandra Procópio da Silva.

A proposta é construir um diálogo entre escolas indígenas e comunidade sobre temas como produção de alimentos e fome, relacionando com o debate atual da agroecologia. Para isso, os princípios da Educação Indígena e sua busca do Bem Viver como fonte da vivência cotidiana são elementos centrais na construção da soberania alimentar e nutricional no território. O projeto de extensão pretende transformar esses princípios em conteúdo pedagógico no conjunto das escolas que estão localizadas nas Terras Indígenas de Dourados.

A intervenção utilizada é bastante criteriosa, com métodos que envolvem a participação da comunidade, estudos em coletividade e colaboração com a formação de professores no que diz respeito ao processo de produção de alimentos dentro da comunidade indígena nas escolas. Segundo a coordenadora do projeto, esse trabalho faz parte da luta para que a produção de alimentos e a roça sejam estratégias de combate à fome.

plugins premium WordPress