UFGD oferece auxílio emergencial para calouros de família de baixa renda

-

As matrículas dos novos alunos da UFGD tiveram início no dia 20 de janeiro, com os aprovados em primeira chamada no Processo Seletivo Vestibular 2020. Para esta semana está prevista a divulgação da lista de aprovados em segunda chamada do vestibular e, também, da lista dos aprovados no SiSU. As matrículas destes estudantes vão acontecer nos dias 31 de janeiro e 3 e 4 de fevereiro nas 12 faculdades da instituição. Para estes calouros, a UFGD oferece um auxílio emergencial, desde que o estudante comprove ser oriundo de família de baixa renda. Essa política institucional visa garantir que todos os aprovados no vestibular e no SiSU efetivem sua matrícula, especialmente aqueles que pensam em desistir devido à condição econômica.

Antes da realização da matrícula, grande parte desses estudantes passará pela Comissão de Avaliação de Renda. Esse é o procedimento para todos os candidatos que se inscreveram e foram aprovados pela reserva de vagas para estudantes egressos do Ensino Público e cuja renda familiar é igual ou inferior a 1,5 salários mínimos. Após a aprovação dessa comissão, estes candidatos poderão efetuar a matrícula.

 Durante as matrículas, servidores da Pró-reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (PROAE) avaliarão a necessidade dos novos estudantes que precisam do auxílio financeiro emergencial para se estabelecer na cidade de Dourados. A equipe – que conta com assistentes sociais, contadores e outros profissionais – vai analisar os documentos de comprovação de renda familiar apresentados pelo estudante no ato da matrícula. Com base nessas informações e em uma entrevista realizada na hora, é possível identificar quais estudantes precisam do apoio emergencial para cursar os primeiros meses de faculdade.

É importante ressaltar aos novos alunos que o auxílio emergencial tem prazo para finalizar. Aqueles que precisarem de apoio contínuo ao longo da graduação deverão realizar a Avaliação Socioeconômica (esta avaliação é diferente da avaliação de renda pré-matrícula) para, posteriormente, se preencherem os requisitos, participarem da seleção de bolsas e auxílios da PROAE, cujo edital deve ser lançado no mês de abril de 2020.

plugins premium WordPress